segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ABRINDO MÃO DOS HOLOFOTES

Jovens trocam uma carreira de sucesso pela divulgação do Evangelho
por Suellen Santos, 22 anos, Estudante de Jornalismo, Congrega em Parque dos Coqueiros II - Setor XXI

Sucesso, reconhecimento do público, milhões de cd’s vendidos é o ideal de quem se lança no meio artístico fonográfico. Entretanto jovens resolveram abrir mão dos holofotes pelo anonimato dentro de igrejas pelo simples fato de trabalhar em prol da obra de Deus usando seus talentos musicais sem nenhum retorno financeiro.

Então se dinheiro não é o alicerce que tem feito cantores e bandas enveredarem por esse caminho, nem a idéia de sucesso, qual será o a roda propulsora, a peça principal que movimenta o meio musical gospel, que tem incentivado jovens talentosos a abandonarem a chance de ser reconhecidos no mundo artístico fonográfico secular, pelo anonimato dentro das igrejas? “O propósito de quem louva é levar as pessoas a sentirem a presença Dele [Deus]. Não tem dinheiro no mundo que pague isso”, argumenta Adriano Costa, instrumentista e integrante da banda “Ministério de Louvor e Adoração Kerigma”.

Foi essa a escolha feita por Jônatas Teixeira que integra também o Ministério de Louvor e Adoração Kerigma, quando ao receber uma proposta de ser guitarrista em uma banda secular, percebeu que tocar secularmente não era algo que ele queria fazer. “Já cheguei a tocar numa banda mais aquilo não era o que eu queria nem o que Deus tinha para a minha vida”, comenta.

Escolher utilizar seus talentos musicais em prol da obra de Deus sem remuneração alguma, até mesmo chegar a ponto de abrir mão de propostas irrecusáveis pelo fato de tocar por amor pelo que faz, amor às pessoas que estão recebendo a mensagem de Deus através da música foi também o que Emanuel Silva Freire, formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e vocalista da banda Kerigma optou: “A minha felicidade não se encontra em ter dinheiro no bolso, a minha felicidade se encontra em está fazendo a obra de Deus”, afirma Emanuel. Chamado por diversas vezes para trabalhar em Manaus, Argentina e México, onde garantiria sucesso profissional, escolheu abrir mão dessas propostas a abandonar o ministério.

Formado há seis anos na igreja Assembléia de Deus, a banda já traz no nome o foco e o diferencial que toda banda deve ter, já que o termo “Kerigma” de origem grega tem como tradução para o português “proclamação da verdade”, referindo-se ao Evangelho de Jesus Cristo. E Adriano confirma isso ao dizer que o foco principal [da banda] é levar o evangelho a toda criatura.

Entretanto nos bastidores, por detrás das cortinas, depois de uma ministração, depois de um louvor é que se encontram as dificuldades. “Às vezes acham até bonito quando o Kerigma toca, quando a ministração acontece, mas não fazem a mínima idéia do que acontece nos bastidores, e não é fácil”, desabafa Adriano, referindo-se as dificuldades que é se manter de pé em seis anos de caminhada.

O joio e o trigo

A palavra “gospel” devirada do inglês “God-speele” que significa good news, em português é “boas novas”, referindo-se ao Evangelho bíblico que retrata a vinda de Jesus Cristo ao mundo, sendo a música gospel uma expressão musical da fé evangélica. Fé que está envolto da pessoa de Deus, tendo o mesmo como objeto de adoração, contrapondo as apresentações artísticas seculares que tem o artista como centro das atenções, apreciado e valorizado pelo seu talento e habilidade. Entretanto essa expressão musical também se tornou um produto de entretenimento para o mercado fonográfico.

A música gospel vem ocupando a segunda colocação entre os gêneros mais vendidos no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Disco (ABPD), e movimentou em 2005 nada menos que R$ 40 milhões do total de R$ 615,2 milhões no mercado mundial. Tornando-se assim um produto dentro da sociedade capitalista-industrializada.

Em uma de suas parábolas no evangelho segundo escreveu São Mateus, Jesus adverte sobre o joio que seria semeado entre a plantação de trigo. Uma advertência, sinalizando que o joio estaria no meio do trigo. E Jesus finaliza sua parábola da seguinte forma: “No tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.”

Texto retirado do Blog GERAÇÃO QUE BUSCA DEUS
http://geracaoquebuscadeus.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Tentei te responder pelo orkut, mas o abençoado ta mandando meus scrap's pra pasta de Spam. SHUHSUHSUSHUHSU
    Olha aê minha matéria! o/ HSUHSUHUHSU
    Ôh, Glôria!
    Ta muito bom o blog, e eu amei a camisa do congresso! +__+

    Eu vou orar ao Senhor para Ele me dá um palavra sobre o tema do congresso pra eu fazer uma materia ou um artigo.
    Ai eu mando pra você, se você gostar você publica, ou não. KK*
    Mas vamos colocar esse blog pra funcionar a todo vapor né[?] \o/
    Medita eu né[?] HSHUSHUHUS

    A Paz do Senhor Varão!

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Irmã Suellen, em nome de Jesus vamos comunicar a palavra de Deus em nosso setor 21. Contamos com sua ajuda, fica na paz e espero sim a materia.

    ResponderExcluir